sábado, 4 de janeiro de 2020

Barça tropeça em clássico catalão e perde liderança isolada

O Campeonato Espanhol retornou após pausa de fim de ano. A volta aos gramados, porém, não foi das melhores para o Barcelona. A equipe Blaugrana parecia estar ainda em ritmo de férias e apenas empatou com o Espanyol, no dérbi da Catalunha, 2 a 2. O clássico deste sábado, no estádio Cornellà-El Prat, contou com reviravoltas, além de não justificar a diferença entre as equipes na tabela, tendo em vista que o Barça começou a 19ª rodada na liderança, enquanto seu adversário, iniciou (e segue) na lanterna.

No primeiro tempo, os comandados de Valverde até tiveram a posse de bola, entretanto, não foi o suficiente para traduzir em muitas chances de gol. A equipe era lenta e pouco criativa, alimentando a proposta de jogo defensiva adotada pelo rival. Os locais apenas posicionavam-se no próprio campo, esperando uma bola para surpreender, e ela veio. Após cobrança de falta lateral na intermediária, David López subiu sozinho e cabeceou no cantinho, para abrir o placar, aos 22 minutos. O time visitante demorou a acordar e cresceu apenas na reta final da etapa. Primeiro, com Messi cabeceando para tranquila defesa de Diego López. Logo depois, Suárez acertou a trave, no que seria a melhor oportunidade.

A etapa complementar começou com Arturo Vidal na vaga de Rakitic. O chileno ao menos parece ter injetado o mínimo de ânimo ao Barça. Os visitantes estiveram longe de seu melhor jogo, mas ao menos criaram duas chances antes dos 15 minutos e, a exemplo do Espanyol, também tiveram seu momento de eficiência. Aos 4, Suárez apareceu livre, leve e solto, para igualar o marcador. 9 minutos mais tarde, o uruguaio voltou a ser decisivo, ao encontrar belo passe para Vidal (de cabeça) virar o duelo. O pistolero ainda teve a chance de ampliar (em rara jogada de Messi). Diego López apareceu bem e manteve a partida indefinida.

O clássico estava nas mãos do Barcelona, bastou um lance, entretanto, para as coisas mudarem de figura. De Jong perdeu a bola na intermediária de defesa (na parte central de campo), cometeu falta e recebeu o segundo amarelo, aos 29. A expulsão foi justa, o holandês cometeu o anti-jogo, impedindo assim, ataque promissor.

A partir daí, a equipe Blaugrana perdeu-se completamente e, nem mesmo a modificação de Valverde (na tentativa de recompor) surtiu efeito. O comandante trocou Griezmann por Semedo. Os donos da casa encheram-se de confiança. Aos 31 minutos, o goleiro brasileiro Neto evitou o empate, em bonita defesa. O castigo veio no fim. Aos 42, o chinês Wu Lei recebeu nas costas de Lenglet, bateu cruzado e deu números finais.

Ao contrário do Barça, outra equipe postulante ao título parece não ter exagerado na rabanada e triunfou neste sábado. Jogando fora de casa, o Real Madrid fez 3 a 0 no Getafe e encostou no rival da Catalunha. No Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid fez o dever de casa. A equipe de Simeone derrotou o Levante (2 a 1).

O Barcelona manteve-se na liderança de La Liga, nos critérios de desempate. A equipe catalã possui os mesmos 40 pontos do rival Real Madrid, mas tem um saldo de gols melhor (26 a 24). O Atléti, com o triunfo, ficou mais próximo do topo. Os Colchoneros somam agora 35 pontos. Com a mesma pontuação, o Sevilla completa o bloco dos times que estariam na próxima Champions.


CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Um comentário:

  1. Acho a defesa do Barcelona fraca. A luta vai ser boa com o Real. Boa postagem, Bruno Ricardo.

    ResponderExcluir