segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Uma Nova Senhora

A Juventus é líder do Campeonato Italiano e está classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, com duas rodadas de antecedência. Os resultados são significativos, 13 vitórias em 16 jogos na temporada. Quais seriam então os motivos para tanta contestação ao início de trabalho de Maurizio Sarri? Para tentar responder esta pergunta é preciso voltar um pouco no tempo.

Massimiliano Allegri assumiu a Juve, em 2014, dando sequência ao trabalho de recuperação, iniciado por Antonio Conte, em 2011. A Velha Senhora era tricampeã italiana, entretanto, a sua força estava restrita somente a nível nacional, com campanhas muito fracas na Champions, além de uma inesperada eliminação em semifinal de Liga Europa, para o Benfica.

Com trajetórias abaixo a nível europeu, Conte saiu e Allegri chegou. O objetivo era manter a hegemonia bianconera no cenário nacional e mudar o patamar da equipe na Europa.

Massimiliano fez grande trabalho, conquistando 5 vezes a série a e 4 copas nacionais, também elevou o nível da Juventus no continente, ao conseguir chegar em duas finais da maior competição de clubes do mundo. O desempenho era muito bom, entretanto, faltava a cereja do bolo, seria o título continental.

O técnico seguiu no comando após os 2 vice campeonatos, mesmo dando a entender que o seu teto teria sido a segunda decisão, com o time jogando talvez o melhor futebol de sua era, mas sucumbindo diante da qualidade e da camisa do Real Madrid.

Após a eliminação para o Ajax, na temporada passada, a diretoria do maior campeão nacional da Itália decidiu pela troca no comando, as sucessivas conquistas do calcio já não eram mais suficientes.

Sarri chegou com a missão de dar este último passo. Todo roteiro descrito acima explica o porquê de os números valerem apenas até a página 2. O torcedor espera não são apenas vitórias, e sim vencer mostrando desempenho, pois os resultados até aqui não servem de parâmetro, basta imaginar que os adversários da fase final da Champions estariam em outro nível.

O novo técnico da Juventus está no início de trabalho e, assim como não deve ser exaltado a tal ponto, tampouco pode ser questionado de maneira exagerada. O comandante trilha caminho certo e a avaliação de seu trabalho ainda é um grande ponto de interrogação.

Apesar de ter tido pouco tempo de trabalho, além das pausas para data fifa e da maratona de jogos, Maurizio Sarri modificou o modelo de jogo adotado por Allegri. Enquanto o atual treinador opta pelo 4-3-1-2 e uma marcação mais agressiva, tentando recuperar a bola e privilegiando sua posse, o antigo comandante tinha preferência pelo 4-3-3, por um jogo mais vertical e uma marcação baixa.


CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Um comentário:

  1. Acho esse treinador muito realista, competente, atualizado e maduro. Dono de várias táticas, muda o jogo na hora certa. Ganhou a minha admiração quando barrou um certo jogador famoso,com personalidade. Não lembro de nenhum técnico ter tido, só mesmo o poderoso Maurizio Sarri. Juventus é maior, provou esse treinador. Parabéns bruno, vc é competente.

    ResponderExcluir